6.10.10

Nárnia - A terra fantástica do Machismo

Eu sou o Alpha e o Ômega.

Eu tenho um grave problema, procuro sempre ver o lado bom nas coisas, às vezes de modo até forçado (eu mesma reconheço) e as pessoas ficam com raiva, ( as vezes com razão ).
Mas definitivamente há experiências que simplesmente não dá para você florir e tentar extrair um percentual de algo proveitável, visto a grossa camada de "ismos" que permeiam a obra.

Este caso se aplica "As crônicas de Nárnia", resolvi reler o livro ou melhor, o conjunto de livros escrito por Clive Staples Lewis, na minha primeira vez eu era muito pequena e li apenas os livros principais (Nárnia tem muitas histórias paralelas que apenas explicam canções e festividades sem importância ao velho estilo Tolkien). Desta vez resolvi ler toda a saga.


As crônicas de Nárnia narram a história de um país fictício chamado Nárnia, desde a sua criação até o fim dos tempos austeros (e todos vivem felizes para sempre).

Neste estranho país vivem criaturas mágicas, tais como fadas, dríades, duendes... anões e elas são governadas por um leão falante que se chama Aslam.

Aslam e não somente ele, tem muito das características emprestadas de outro livro, a Bíblia, Aslam seria o equivalente para Deus, ele é o criador e provedor, sua sapiência é inquestionável e suas decisões são sempre tomadas por certo ar de mistério, “de alguma forma aquele plano de Aslam dará certo!” dizem as personagens de Nárnia.

Temos ai já um forte indício de machismo, o leão sempre foi tomado por símbolo da “força física superior” do homem, o leão como o caçador, o bravo, representante da coragem e da virtude, (a questão da honra “masculina” e “feminina” será sempre tocada nas crônicas) tendo por base como o homem em seu papel de estabelecer e garantir a ordem. (hum, dominância...). As figuras de divindades femininas não existem, com exceção do que seria uma Semi-Deusa já no fim da história, que é apenas uma sub-divindade por ser filha de um homem muito velho e sábio um verdadeiro Deus.

Isso sem falar em Reis, Duques, Capitães e vários outros “Nobres”, jovens (de idade entre 13 e 21, 22 anos) virtuosos, valentes e que tomam sempre as decisões relevantes, cuidam de suas irmãs e protegem suas oh! Indefesas e incapazes esposas, isso quando não querem tomar por esposa/escrava alguma jovenzinha rebelde perdida em algum deserto de um país fronteiriço que é governado por uma Divindade Maléfica que está contra Aslam (qualquer crítica ao islamismo e exaltação ao cristianismo é mera coincidência), não que eu seja contra o cristianismo, só não acho que esteja certo essa pregação velada contra outras religiões.

A nobreza, aliás, é outra questão delicada em Nárnia, se você é pobre, com certeza você deve toda sua gratidão por Aslam existir e prover através de seus inquestionáveis Reis toda sorte da graça de morar lá em Nárnia e não em algum outro país que não esteja agraciado pelas leis do bondoso leão. Estes países meu amiguinhos são uma zona só! Já os nobres nasceram nesta condição e sempre serão Nobres (Feudalismo passou e deixou lembranças em Nárnia).

Mas a maioria do povoado de Nárnia está composta por animais falantes e as já citadas entidades mágicas, espíritos que cuidam das florestas e águas, as entidades femininas aparecem sempre nas festividades, para dançar em volta das fogueiras e encantar os bravos guerreiros, pois estes provavelmente vieram de alguma terrível batalha que dissipou muitos animais e os malvados “Calormanos” (os caras dos países anarquistas regidos pelo horroroso Deus Tash, inimigo da ética de Aslam, o correto).

Os animais!

Outra questão interessantíssima, lá em Nárnia existe basicamente dois tipos de animais: Os falantes, que são imagem e semelhança de Aslam (hum, acho que já vi isso em algum livro...), estes às vezes por engano são escravizados ou enviados para a guerra (todas promovidas por confusões dos Nobres de Nárnia) e que injustiça! Mandar um animal falante para a guerra ou forçá-lo a trabalhar é cruel muito cruel, ao contrário do outro tipo, os animais não falantes, estes sim, pela regra da generalização vivem fora de Nárnia (com exceção dos tempos em que Nárnia está afastada de Aslam e a polenta desanda, permitindo até que animais não falantes habitem a terra “sagrada”), eles por não terem o reconhecimento do bondoso leão podem ser trucidados e humilhados à vontade!

Cabe ressaltar que até os animais fêmeas são estereotipadas, em uma narrativa paralela, há a história de dois cavalos falantes que fogem pelo deserto para chegar a Nárnia, o cavalo macho é destemido e muito espontâneo, fiel escudeiro do jovenzinho louro que foi injustamente escravizado por um Calormano (toda criança loirinha deve por direito ser um Nobre Rei em Nárnia), a égua é insegura e assumidamente passiva e submissa, exigindo sempre do cavalo e do menino as decisões sobre as questões importantes de fazer ou não fazer, ela carrega uma princesa mimada que fugiu do seu “dever” de se casar com um Nobre ganancioso, levantando a ira “justa” de seu pai.

Mas vamos falar agora das fêmeas humanas, as vulgo “filhas de Eva”, assim denominadas por Aslam, nas narrativas sobre Nárnia as meninas desenvolveram três tipos de papéis: Ajudantes passivas, frágeis e choronas de virtuosos meninos sedentos por aventuras, ou então maléficas bruxas materialistas que só pensam em poder e riquezas obtidas de maneira fácil e finalmente meras filhas ou esposas de Homens bem sucedidos ou Magos ou o raio que o parta.

Lúcia, Suzana, Polly e muitas outras, todas elas mesmo que pensem sobre o que está se passando no mundo de Nárnia, esperam que a execução das soluções dos problemas seja feita pelos homens, quando não estão preocupadas com a roupa que estão vestindo, estão preocupadas com as feridas dos exímios espadachins (toda boa “filha de Eva” é uma enfermeira dedicada).

Em Nárnia a beleza estonteante das ninfas “guerreiras”, causa muita confusão.

Já em outros momentos as meninas se envergonham de sentirem tanto medo (todas percebem este sentimento, todas tem medo o tempo todo) elas ficam resignadas consigo mesmas, mas, elas se sentem bem no final, já que sempre tem um destemido menino ao seu lado ou então com um pouco mais de sorte, Aslam estará lá para protegê-las, aliás, na presença de Aslam, se você for mulher a provável atitude que você irá tomar é chorar abraçada a ele, confiando os segredos e seus anceios.

Mas nem toda mulher é covarde não! Algumas até conseguem ajudar na hora da batalha, mas é uma pena que sejam apenas meninas, não poderão receber decorações de honra, afinal quem recebe títulos de nobreza e medalhas por sua bravura são apenas homens. Com sorte por tal ato serão desposadas por um grande guerreiro muito rico, bravo, valente e gostoso.

Bem, acho que este texto está ficando muito muito muito grande, paro por aqui mas As Crônicas de Nárnia tem muito pano para manga e eu acho que ninguém terá paciência para ler um texto tão grande quanto o livro... se você caro (a) leitor (a) chegou até aqui tem de minha pessoa os meus parabéns e o meu muito obrigada.

29 comentários:

  1. Bom, eu devo ser um dos poucos que nunca leu e assistiu essa saga. Mas gostei do post, de certo modo é informativo ;)

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Queria não ter lido esse post, pois ainda não li os livros. Porém, por outro lado, terei uma outra visão sobre as histórias, que já assisti nos filmes.

    Sobre o post grande, nem se preocupe! Gosto de ler assuntos relevantes, ainda mais quando tratam de livros, ah, esses são os melhores. Uma pena não os ter lido, pois poderíamos discutir várias ideias expostas... ;)

    Niemi, gostaria de agradecer o comentário (crítica) que deixou no meu blog. São comentários como o teu que fazem a diferença entre a mesmice e melhores conteúdos no futuro. Sendo assim, o meu MUITO obrigado!

    Espero que continue acompanhando o blog, desde que não perca o senso crítico, claro! (mas se quiser deixá-lo de lado, tudo bem, será bem-vinda também).

    Beijos e tenha certeza que virei um leitor assíduo.

    ResponderExcluir
  3. Bem, se eu começar a querer escrever tudo o que penso, acredito que meu texto ficará mais longo que o seu (rsrsrsr): Portanto, serei breve.
    É inquestionável a presença de machismo, não só em As Crônicas de Nárnia, mas em qualquer livro que tenha mais de um século, ou até que seja atual. Diga-se de passagem, a Bíblia é um puro exemplo disso. Ah! Sem falar em Crepúsculo, do qual, a frágil garota é protegida a todo momento por seu "forte, lindo e destemido" príncipe (vampiro).
    Pois bem, o machismo é somente um dos elementos que podemos retirar de um livro totalmente inspirado na temática cristã.

    Parabéns pelo post e o blog.

    Se puder passar e deixar um comentário:http://pansofiadistopica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. uhuul! vamos quebrar com os best-sellers! \o
    adoro isso haha

    aproveitando o comentário acima, lembrei de Crepúsculo também enquanto lia seu post. -.o Engraçado como esses padrões estereotipados se repetem nos maiores sucessos difundidos entre os jovens e até adultos dessa sociedade.
    Tudo já começa na infância com filmes "inocentes" como: Barbie,Cinderela,Bela adormecida e os mais 5000 esterioótipos de mulheres submissas e incapazes, dependente de homens com semblante egóico de super man, que forram todo o desenvolvimento na juventude.

    É visto que tanto o homem quanto a mulher em prol desse molde acabam sacrificando a liberdade mental/pessoal para cumprir com os padrões esperados, nem que inconscientes.

    Essas obras são reflexos do nível de mediocridade que assola toda a sociedade, não só aqui no ocidente, mas todo governo de pensamentos rígidos e fálicos do cristianismo ao islamismo, e tantos outros...

    e como é importante tirar essas máscaras de plástico, adorei sua análise. Realmente há muuuuuuito pano pra essa manga...

    ResponderExcluir
  5. P.s: Nunca curti muito Nárnia ( só vi os filmes ), embora goste de histórias de fantasia...
    Filme de fantasia gostei mesmo é do "ponte para terabithia",´é o "irreal" muito mais "real". rs Penas que as pessoas preferem mais as Suuper produções, que quase sempre são oco em conteúdo( abrindo aqui uma exceção para o filme Avatar )...

    ResponderExcluir
  6. Eu não acho Nárnia um livro machista. Pelo menos um punhal e um arco e flecha foram dado as meninas, enquanto comprando a Crepúsculo só tem aqueles vampirinhos ao redor dela tentando proteger a frágil donzela.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente... O que vc faz é ridiculo. Avho que vc é do tipo de pessoa que sai colocando defeito em tudo que vê e não é capaz de fazer algo melhor do que vê. Se vc acha nárni aisso tudo mesmo, por que não escreve um livro com requinte tão perfeitos que seja capaz de fazer mais sucesso que nárnia! Boa Sorte com o seu livro!

    ResponderExcluir
  8. Não gostei da crítica. Acho que você esqueceu de colocar que depois da guerra Lucia e Suzana, viram RAINHAS de Nárnia e em lugar nenhum no livro diz que elas "terão sorte se desposadas por um grande guerreiro muito rico, bravo, valente e gostoso", elas não precisam disso. Acho que tornar-se RAINHA é bem melhor que receber as tais "medalhas por sua bravura são apenas homens", que você diz. Outra coisa, Aslam não protege na história só as meninas que como você diz neste trecho "Aslam estará lá para protegê-las, aliás, na presença de Aslam, se você for mulher a provável atitude que você irá tomar é chorar abraçada a ele, confiando os segredos e seus anceios" , todos choram na presença de Aslam, ele é o ser SUPREMO em Nárnia, não só as mulheres, todos tem medo na história se você não percebeu.Sei que você já leu os 7 livros, mas te aconselho você a ler novamente, pois tem uma visão bem DETURPADA da história. Como você diz também no começo do post, "Eu tenho um grave problema" neste ponto eu realmente concordo com você, para escrever algo deste tipo, só tenho um grande problema.

    ResponderExcluir
  9. Na bíblia fala, que os homens devem liderar, então o C.S Lewis, só fez um paralelo de forma bela, você não acha ? Quem são os que lideram ? Os homens, deste modo, as mulheres são suas ajudadoras, e nem por isso, deve ser denominado de machismo. Feminismo exarcebado, é isso o que você faz, por não reconhecer que nós mulheres fomos feitas pra ajudar aos homens e não liderar tudo, mesmo que tenhamos esse espírito. Antes de criticar, estude e veja se você está certa ou não, pra não ficar fazendo a cabeça de pobres pessoas que ainda não leram e foram iludidas por esse post ridículo. Sou uma menina, fã das crônicas de nárnia, cristã, e não estaria escrevendo uma crítica ao seu post, se eu não tivesse fundamentos suficientes para escrevê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que C.S.Lewis fez um paralelo com a realidade dele. Não penso que é um livro machista "proposital"... Afinal, querendo ou não, o mundo é machista.
    Mas acho que as personagens femininas tem muito mais que fragilidade. Elas são também estrategistas, e o ponto sensível da série. Ser "sensível" não é ser "menos mulher" ou "menos digna" ou "ser fraca". Tanto nas Cronicas de Nárnia como na vida real. É uma característica autentica de uma mulher. É o que eu penso.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ah claro o mundo é machista desde sua criação, os homens foram feitos para liderarem e a mulher foi determinado o papel de "ajudadoras", tudo isso NÃO É FRUTO DE UMA RELIGIÃO E CULTURA MACHISTA, magina, o mundo é assim e pronto, vamos "aceitar", são ótimos argumentos que evidenciam só uma coisa:

    Que histórias infantis assim como filmes e toda sorte de conteúdo midiático só servem para perpetuar uma falsa verdade, um modelo de vida castrador, pq advinhem?

    O mundo não é machista, as coisas não são do jeito que são, e eu tenho o livre direito de não aceitar que minha vida seja determinada e regulamentada segunda a fé PESSOAL de vc's.

    Toda forma de criticar um modelo de sociedade que restringe a mulher um papel submisso é dito como "exacerbado" exagero é a pessoa vir aqui, desqualificar a pessoa e não seus argumentos e vomitar uma série de achismos ensinados por uma doutrina que dá ao homem o direito de trepudiar sobre a mulher, que "critica" há nisso? Mais do mesmo.

    Em Nárnia está tudo lá, mulheres como Rainhas? Vejo-as mais como esposas troféu, não é dado a quaisquer personagens femininas a chance de decidir por si mesmas seus destinos ou de guiarem um grupo que seja, um papel de liderança tão pouco de "ajudadoras", elas apenas seguem os planos e as ações dos homens, isso não é liberdade.

    Um bom caso? Acho que vc's pularam a parte do livro que fala da égua, sim, ela se sacrifica sempre, a ela é dada a imagem de "dócil" e de "resignada companheira", pq? Pq até quando é um animal, uma fêmea sua "personalidade" é de sempre ser submissa e de se sacrificar, colocar o outro à frente? Isso não é natural, é ensinado e determinado, por quem? Quem determina o poder? São os homens e pq? Basta pensar, não precisa ir a igreja ou ler um livro de milenios atrás para deduzir algo tão simples.

    C.S Lewis não foi uma pessoa inocente tão pouco qualquer outro de seu tempo e como qualquer outro que virá depois dele, as pessoas que escrevem, bíblias inclusive, querem marcar no mundo sua visão de se viver, querem colocar para outras pessoas suas "verdades", basta a nós ter o senso crítico de ver se isto nos cabe ou não.

    Se para vc's o papel da mulher é de estar sempre se subjulgando ao homem parabéns, isso pra mim é machismo exacerbado, luto pelo meu direito de eu ser quem eu quiser e viver do modo como eu quiser, desfrutando da minha liberdade sem que fundamentalismos religiosos e doutrinamentos culturais me venham castrar minhas possibilidades.

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ler só é válido se a pessoa chegar às mesmas conclusões que você?

      Ponto de vista interessante.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Nunca li Nárnia, mas pelos comentários, e pela crítica escrita no conto O Problema de Susan, do Neil Gaiman, me parece antes de tudo, um livro bastante moralista. E obviamente, também bastante machista. Acho bastante preocupante que se propague insistentemente a ideia da mulher sempre passiva e dominada, pois isso acaba também refletindo na realidade, a vida imitando a arte e vice-versa. Quando lemos um livro, ou vemos um filme, queremos ver os personagens e as personagens atingindo ideais e fazendo coisas que julgamos legais. Estes ideais não deveriam ser atingidos apenas por homens.

    Isso também deveria ser uma preocupação masculina... ou homens também acham legal a "idiotização feminina" ? ... não consigo entender isso.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não li as crônicas, o máximo que vi foi um dos filmes, nem sei qual. Mas tive a impressão de ser uma espécie de "bíblia infantil". Quando o Leão chama a menina de filha de Eva e o menino de filho de Adão, acho q foi por isso. Enfim, se tem a história norteada por preceitos bíblicos é óbvio que é uma história machista, estereotipada Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. menina vai ler o livro direito, vai '-' fica aí dizendo merda e influenciando o povo a não ler um dos melhores livros existentes que é As Crônicas de Nárnia, um livro baseado na biblia muito perfeito, com lições de vidas tão ótimas que até mudaram A MINHA VIDA, e a de muita gente.Esse povo que tá comentando tbm tem que ler o livro antes de dizer algo '-'
    tao td errado, dá até vergonha ler algo assim mt sem noção,é simples garota: se não soube interpretar o livro não faça uma critica, muito menos tao idiota como essa e tão sem fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é tão bom, tão bom que as pessoas deveriam ser proibidas de criticar? Muito interessante sua noção de democracia.

      Ter uma visão diferente é ler errado? Se Nárnia te ensinou isso, o livro deve ser ótimo.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente algumas pessoas acham que sabem interpretar kkkk' mais só sabem querer chamar atenção, se liga

    ResponderExcluir
  19. apenas recomendo esse livro, porque simplesmente de todos os 451471 que ja li, esse é o melhor, e o que mais fez diferença em minha vida

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente eu nem sei oque falar, deveria, mas pra bom entendedor, meia palavra basta, voce so vai saber se ler. julgar um livro pela capa, não vai te fazer um expert em criticas e ganhar seguidores, É simples: ler e opnar. Mas deixar bem claro que não é guerra que queremos, somente o bem... Parem e pensem!!!

    ResponderExcluir
  21. Meu deus essa menina só falou mal de Nárnia! Escuta se você não gosta de Nárnia o problema é seu, não prescisa falar isso pra todos.

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente estou sem palavras para dizer na verdade o que penso. Mas enquanto estava lendo este seu blog sem futuro pude reparar que vc apenas leu (se é se vc leu)as cronicas de narnia já no sentido de rebaixa-la, de trazer noticias realmente sem sentido para as pessoas. Só te dou uma dica vc deveria raciocinar antes de escrever algo, pois se vc ñ raciocinar para escrever alguma coisa com sentido, vc passará de uma perfeita idiota.Mas é claro que respeito sua opinião, mas para que publicar o seu modo de pensamento? (pelo que pude perceber um modo ridiculo de pensar!) Acho que vc quer que as pessoas tenham a sua mesma capacidade de pensar. Se ñ gosta de algo fique pra vc minha querida. Não contagie as pessoas com seu virus.

    ResponderExcluir
  23. Ela tem o ponto de vista dela, é direito dela dizer, escrever, postar, gritar ou seja lá o que for o que ela pensa. Acho ridículo vocês ficarem comentando coisas negativas, cada pessoa tem uma maneira de pensar diferente. Aliás, escreve muito bem.

    ResponderExcluir

olá/ caro visitante.

para refletir a organização deste lugar | há um ditado que diz assim:

"quando nos dão um espaço / querem que ocupemos com conteúdo"

adeus\